O ERP é uma ferramenta imprescindível no planeamento de recursos e gestão empresarial pois permite simplificar rotinas administrativas, uma vez que todas as informações acerca da empresa encontram-se centralizadas num único sistema.

Cada vez mais, as empresas têm recorrido a novas ferramentas para aumentar sua competitividade e garantir os lucros. As plataformas de e-commerce são outro exemplo de ferramentas que têm ganho progressivamente mais evidência, sendo uma tendência em plena ascensão.

Nesse contexto, a concorrência torna-se cada mais cerrada entre as lojas online, sendo indispensável procurar soluções que permitam aumentar a competitividade dos negócios dentro de cada segmento.

A integração do ERP com o e-commerce, representa assim uma grande vantagem competitiva para qualquer empresa que pretenda ingressar pelo mundo das vendas online.

A trocas de dados entre a loja online e o ERP acontecem em diferentes fluxos:

1 | Registro e informações acerca dos produtos (categorias, preços, promoções, stocks…) são enviadas do ERP e recebidas pela plataforma online.
2 | Inversamente — ou seja, da plataforma para o ERP — são comunicadas informações tais como, novos pedidos, baixas no stock e novos clientes, por exemplo.

Entenda como a integração destas duas poderosas ferramentas podem ajudar sua loja virtual a crescer:

01 | Emissão de Nota Fiscal Eletrônica automatizada

A emissão de notas fiscais é obrigatória para quem vende ou presta serviços.

Uma das grandes vantagens de integrar o ERP com o e-commerce é a emissão de notas fiscais de forma automática.

Conforme o negócio cresce e expande as suas vendas, o processo de emissão de notas fiscais e o controlo de informação torna-se cada vez mais complexo, especialmente no e-commerce onde é necessário fazer esse processo reiteradamente.

Ao integrar as vendas online com o ERP, agiliza o trabalho de emissão das notas fiscais evitando assim trabalho replicado.

02 | Controlo de stock efetivo

Com o registo automático de vendas, poderá controlar o stock de forma eficaz. Como são registadas simultaneamente as vendas online mas também as vendas offline (em loja) num só local, o stock do site é o mais real possível, evitando qualquer desfasamento de informação, prevenindo que clientes comprem algum produto esgotado.

03 | Sincronização de preços

Como os preços dos artigos podem ser reajustados frequentemente, para evitar o risco de perder oportunidades de vendas ou sofrer algum tipo de prejuízo é fundamental que o valor do artigo seja exatamente o mesmo na loja online e no ERP. Da mesma forma, poderá fazer uma gestão efetiva de promoções e descontos diretamente no programa.

04 | Agilização dos processos administrativos

Com um sistema ERP todas as operações da loja online são automáticas e sincronizadas, agilizando processos e eliminando o desperdício de tempo e de recursos. Assim, as informações mais importantes para a tomada de decisões e planeamento estratégico encontram-se reunidas num só local, dando a possibilidade para que os responsáveis possam focar-se em tarefas mais estratégicas.

Podemos concluir então, pelos motivos acima descritos, de que um sistema de ERP para e-commerce proporciona uma gestão mais eficaz à sua loja online e um crescimento seguro e sustentável. Contacte-nos e peça já um orçamento para o seu projeto!

Notícias recentes